quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Bailarina do vento


à Wania Victoria


Hoje, 16 de agosto, a médica e poetisa Wania Victoria está aniversariando. Ela nasceu e reside em Porto Alegre-RS, e expande a sua poesia no blog "Encantaventos".

Em 2010, Wania integrou o livro "Maria Clara: uniVersos femininos", coletânea que reúne 12 vozes poéticas femininas contemporâneas, que tive o prazer de organizar.

Em sua criação, a autora brinda-nos com poemas leves e livres, como os passos "descalços" de uma bailarina:

Tirou a sapatilha de ponta
Deixou a caixinha de música
Foi andar descalça no meio da rua
Quis provar se o pingo da chuva
Tinha o mesmo gosto da lágrima
(in "Ensaio", p. 238)

Outros, são pura gostosura. Alguns portadores de cheiros, cores, formas e sabores memorialísticos, tal qual

"Doce de batata-doce" (p. 237):

Minha avó e eu sentávamos no chão
Passávamos horas recortando receitas de doces
E colando em um grosso caderno de capa dura
Lambuzávamo-nos nas palavras
Ríamos da quantidade de ovos que utilizavam
Quanto mais, mais dó tínhamos das galinhas poedeiras
O carinho vinha junto, a colheradas
Entre um recorte e outro
E o amor conseguia ser mais doce que um doce de batata-doce
Ela guardava suas experiências de vida
Nos vidros de compota em cima do armário
Que nos servia em delicadas porções nos almoços de domingo
Entre risadas e garfadas
Fartávamo-nos de vida
Ela já se foi, faz tempo
Mas naqueles dias que a saudade em mim transborda
Feito leite quente derramado depois que ferve
Me pego folheando meu caderno de receitas
Meu doce álbum de fotografias

Porque a sua alma é doce e onírica. Seus pensamentos, afeitos aos sonhos e às recordações de menina, bailam canções do vento a todo e qualquer momento.


Hercília Fernandes,
16 ago. 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário