terça-feira, 14 de outubro de 2008

Convite para Defesa: CECÍLIA MEIRELES E A LÍRICA PEDAGÓGICA EM CRIANÇA MEU AMOR (1924)



O conjunto da vida e obra de Cecília Meireles (1901-1964) fora marcado pela presença de um rosto multifacetado: a poetisa e a pedagoga.

Na poesia e na prosa, Cecília impregnou as palavras com uma sensibilidade que lhe era própria; sendo, reconhecidamente, uma das maiores vozes lírica da língua portuguesa na contemporaneidade. Na educação, a pedagoga dedicou-se à práxis docente em escolas e universidades e à militância política na imprensa carioca.

Na Literatura Infantil, Cecília escrevera às crianças, pesquisara e instruíra os pais e educadores brasileiros; lançando-se, no gênero, na mesma época em que se dedica ao magistério primário com a obra em prosa-poética Criança meu amor (1924).

Cecília Meireles, ao longo da vida, escreveu para crianças, sendo responsável - conjuntamente com Vinícius de Morais – pela introdução do “paradigma estético” na Literatura Infantil brasileira com a publicação de Ou isto ou aquilo (1964). Ao longo dos anos, a difusão e circulação de sua obra no universo institucional vêm se intensificando, sendo amplamente utilizada pelos interlocutores educacionais em suas práticas cotidianas.

A sua produção literária infantil apresenta-se composta pela riqueza do imaginário criador da poetisa, expressando os estados emotivos e conceituais do eu-lírico, durante o instante criativo, e o seu universo temático: sonhos, devaneios, memórias da infância; evasão, desejo de liberdade e plenitude... compõem a voz lírica da poetisa modernista.

Porém, seus primeiros livros infantis, dentre os quais se inclui a obra Criança meu amor, expressam também a visão educacional da pedagoga, e estabelecem íntimas relações com os idealismos pedagógicos penetrados, desde o entre-séculos, no Brasil; e os ideais de uma elite intelectual de formar uma Nova Consciência Nacional a partir da transformação da criança na categoria “educando”, efetivada por meio dos cuidados e orientações da mulher-mãe-educadora.

Entretanto, devido os graus de “intencionalidades pedagógicas” e “funcionalidades sociais” imbuídos em suas escritas, a produção literária de Cecília Meireles para crianças compõem fases distintas de criação e dialogam com as tendências, os valores, as referências e as ideologias das primeiras décadas do século XX; integrando tanto o campo literário como o pedagógico, podendo ser definida, então, como “Lírica Pedagógica”.

Movida por essas inquietações, problemáticas e deduções, a pesquisa intitulada: “Cecília Meireles e a Lírica Pedagógica em ‘Criança meu amor’ (1924)”, no Mestrado em Educação, na linha de pesquisa Cultura e História da Educação (PPGEd/UFRN), se propõe a responder as questões:


  • Quais “intenções pedagógicas” Cecília Meireles apresenta em suas produções infantis iniciais, sobretudo em Criança meu amor (1924)?
  • Quais relações suas escritas tecem junto a um panorama político-ideológico, econômico e sócio-educacional brasileiro de transformações estruturais, consolidação de valores e reconstrução nacional?
  • Quais finalidades educativas a autora almejava concretizar por meio de “intervenções pedagógicas” dirigidas às crianças através dos livros infantis?


A Dissertação busca responder a essas questões a partir de uma análise de conteúdos, tendo como categorias específicas: criança – maternidade – escolarização. Por meio da investigação das categorias analíticas e da exploração de palavras-chave sinônimas e bipolares identificáveis nas escritas de Cecília Meireles; a pesquisa almeja compreender como Cecília articula, em sua “Ação Pedagógica Não-Formal na Literatura Infantil”, os saberes da ciência, da literatura e os valores cristãos, a fim de expandir o seu ideário sócio-educacional centrado na criança e guiado pela mão da mulher-mãe-professora.

Pelas razões expressas, a autora do estudo – Hercília Maria Fernandes - e o Professor-Orientador - Prof. Dr. Antônio Basílio Novaes Thomaz de Menezes - convidam a todos os interessados na vasta obra da poetisa e educadora Cecília Meireles a participarem da solenidade de Defesa.

A Defesa do trabalho dissertativo dar-se-á nesta sexta-feira (17/10/08), às 15h00, na sala de Multimeios do NEPSA (UFRN/Natal-RN), cuja Banca Avaliadora será composta pelas professoras-examinadoras:


Profª Drª Margarida de Souza Neves (PUC – Rio)
Profª Drª Marta Maria de Araújo (UFRN)
Profª Drª Marlúcia Menezes de Paiva (UFRN).


Conforme Programação no Convite:


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