terça-feira, 8 de setembro de 2009

Adriana Karnal analisa a minha poesia

A poetisa e professora universitária Adriana Karnal, mestra em Linguística e autora de livros didáticos, me presenteou com um belo ensaio crítico sobre a minha criação poética.

Em seu artigo, a poetisa de São Leopoldo-RS destaca vértices imbricados em minhas composições, como o universalismo na escolha e exposição dos temas. Além disso, Adriana realiza um perfil biográfico à poeta Hercília Fernandes, pontuando horizontes de leitura e feitos literários no panorama da literatura realizada na Blogosfera.

Senti-me abundantemente comovida com o seu gesto, sobretudo com as palavras proferidas e venho compartilhá-las com os leitores do Novidades & Velharias. Passemos à análise de Adriana Karnal.




A poesia subjetiva de Hercília Fernandes

Por Adriana Karnal

Hercília Fernandes é poeta e escritora da Caicó-RN, mas seu traço nordestino pouco se vê em sua poesia de caráter subjetivo. Hercília é poeta universal, seus temas são quase sempre intimistas, falam do amor, da dor pessoal ou de uma psiqué que se quer dar a descobrir. Como no poema Mar vagabundo:


Há um mar em mim.

Um mar de águas revoltas.

Nuvens pesadas circulam passageiras

Areias, em fileiras, atiram-me ao fundo

quase sempre certeiras...


Hercília escreve quase como compulsão, publica pelo menos duas vezes por semana em seu blog HF diante do espelho. Também possui outro blog pessoal Novidades e Velharias onde sua veia escritora nos brinda com textos diversos, seja de críticas à outros autores bem como na prosa poética. Participa ainda de blogs coletivos, por exemplo no blog Maria Clara: Simplesmente poesia somente de vozes femininas, no Poema dia ou no ótimo O gato da Odete.É preciso um fôlego extra para sua densa criação.

Entretanto, leitora de filósofos/sociólogos da contemporaneidade como Foulcault, Bachelard ou Bourdieu, a poeta manuseia as palavras na textura dos dedos como quem brinca entre eles. Sabe o que faz, como na análise-crítica do poema Ma-Grittando da também poeta Nina Rizzi:


Entretanto, para designar as imposições de valores sobre os homens, a autora faz uso de palavras que localizam os conteúdos de sua explicitação, dentre elas “carteiras”, “pássaros”, “gaiolas”; substantivos que assumem uma atitude de correspondência aos conceitos de Bourdieu - consciência, liberdade, aprisionamento - em razão das forças materiais que determinam, em grande medida, as relações sociais.


Sua voz pode ainda dar vida aos poemas, sabe recitar como ninguém, tal como no poema In-Variável, que cheio de silogismos nos mostra uma poeta que não duvida dos sentimentos, mas provoca a lógica a provar da improbabilidade do outro.


Não é porque o Sol se enfada se deita

que anuncio novo dia

anuncio novo dia

porque o Sol se enfada se deita

Não é porque a lua se apresenta gueixa

que afago cometas e vaga-lumes

afago cometas e vaga-lumes

porque a lua se apresenta gueixa

Não é por essas e outras coisas

que amo esse mesmo outro homem...

amo esse mesmo outro homem

por essas e outras coisas...


Hercília é educadora em sentido lato, porque explora inclusive o ambiente virtual, na forma de poesia visual, para explicar a literatura.




Imagens:

Arte 1: Mar Revolto (José Cavaliere).
Arte 2: Poema-Recorte a partir de texto e pintura de Tristan Tzara.

4 comentários:

  1. Já deixei um comentário no blogue da Karnal. Parabéns e beijo.

    ResponderExcluir
  2. Godoy,

    muito feliz por você ter feito a aprecição do belo ensaio da Karnal. Agradeço abundantemente as palavras proferidas in comentário.

    Um forte abraço, minha querida!
    H.F.

    ResponderExcluir
  3. Oi Hercília, assim como a Godoy também já deixei meu comentário no blog da Karnal. Acho que a homenagem foi bem apropriada e merecida. Bj.

    ResponderExcluir
  4. Úrsula, minha querida, também agradeci lá na Karnal as lindas expressões de afeto dos amigos.

    Beijos :)
    H.F.

    ResponderExcluir