quinta-feira, 6 de agosto de 2009

A voz forte & terna de Adriana Godoy


Hoje, 06 de agosto de 2009, a poetisa mineira Adriana Godoy está realizando a sua estréia poética no projeto de vozes femininas intitulado Maria Clara: simplesmente poesia.

O Maria Clara, - projeto que se desenvolve sob a minha coordenação e colaboração direta de mais duas vozes da Blogosfera: Mirse Souza e Lou Vilela - resulta de estudos iniciados aqui no Novidades & Velharias voltados à compreensão do fenômeno criador, especialmente à apreciação e ao entendimento estilístico-imagético da poética feminina.

Pretendemos com o projeto fortalecer a literatura realizada por mulheres na Web e reunir o material em uma antologia de textos que levará o título do espaço/projeto. Para tanto, estamos ampliando o número de vozes colaboradoras no blog, expandindo para oito poetisas que se distribuirão em duas postagens por semana, sempre as segundas e quintas-feiras. Além da Adriana Godoy, já contamos com a adesão confirmada da Nina Rizzi, Adriana Karnal e Úrsula Avner que farão estréia no espaço nas próximas semanas.

Em comemoração a estréia poética de Adriana Godoy no Maria Clara: simplesmente poesia, que se apresenta com o poema cantiga de ninar, o novidades & velharias traz uma pequena mostra de sua voz lírica para deleite do leitor. Entretanto, antes de apreciarmos a sua poesia, vejamos um pouco da autora e de seu universo criativo.

Adriana Godoy reside na cidade de Belo Horizonte-MG. Na Web publica poemas e pequenas narrativas em prosa em seu espaço virtual Voz. Além de regularmente postar em seu celeiro virtual, a poetisa participa do espaço coletivo Poema Dia, projeto idealizado pelo jornalista Victor Barone que conta com a participação de mais de 30 poetas oriundos de vários encantos do Brasil.

A voz lírica de Adriana Godoy se apresenta forte e terna, por vezes fantasmagórica, ora densa e questionadora. A poeta manuseia a linguagem com notória sensibilidade e sabedoria. Imaterialidade, onirismo e, simultaneamente, concretude e ciência perpassam as suas linhas. Assim, antes de ser um lirismo demasiadamente mergulhado na abstração fantasiosa, no sentimentalismo excessivo e/ou uso apurado de neologismos, a voz da poeta tece universos particulares de contemplação em busca da expressão exata de seu estado emotivo.

Seus temas, geralmente fortes e reveladores, demonstram uma visão de mundo em contínua sintonia com os acontecimentos presentes, que se voltam à compreensão da vida, do outro/mundo, do cotidiano; e, simultaneamente, buscam delinear o estar/lugar da artista no mundo. O eu e o outro social, a morte espiritual e material humana, os discursos, os mitos, as opressões e convenções impostas, tudo lhe serve de inspiração/transpiração para construção de sua poesia desbravadora e reflexiva.

Há quem defenda a idéia de que a poesia lírica, sobretudo a feita por mulheres, gira em torno do subjetivismo primário, da materialização temporal-metafórica das idéias e sensações específicas às experiências interiores; compondo assim o arsenal da literatura de circunstância...

Adriana Godoy, além de revelar o que é exclusivo às emoções, às paixões, ao eu-lírico feminino; aos relacionamentos e comportamentos socialmente convencionados, é uma poeta que escreve o seu ser/fazer no mundo, por isso mesmo comunica, tornando viva uma das maiores funções da arte poética: a promoção do autoconhecimento.

Passemos à voz in ten sa mente forte e terna da poeta:




filosofia barata



reverencio os mistérios

mas não os creio divinos

a dor e o sofrimento não são divinos


a humanidade feder e exalar horrores

a natureza gritar e transbordar

agonizar em febre e frio por causa do homem

também não


se deus fosse a natureza

não se chamaria flor a flor

nem bicho o bicho

nem mar o mar

nem homem o homem


há mistérios multitudinários

mas ninguém escolheu

comer o pão que o diabo amassou


ser miserável ter fome e desprezo

lutar em uma guerra inaceitável e desigual

morrer aos milhões por bala perdida ou canhão

à míngua ou solidão?


não me fale em livre arbítrio

a escolha não é essa

quem escolheu sofrer até a exaustão?


reverencio os mistérios

mas não me fale em deus


by Adriana Godoy



Era primavera



o último urso branco saiu do estado hibernal

e caminhou lentamente na árida e fria paisagem


abriu seus braços enormes

resmungou sonetos ancestrais

abraçou-se à própria sorte


escancarou seus dentes afiados inúteis

abriu caminhos tortuosos insólitos

mergulhou no lago negro gelado


não viu rastros de homens

nem peixes nem focas nem canibais

viu algas mortas pardos areais


o último urso branco hibernou

e era primavera


by Adriana Godoy


atrasados



estamos atrasados, meu amor

o rio já correu

o sol já se foi

e o dia ainda não foi embora


perdemos a noite escura

mais negra que os olhos do diabo

perdemos a hora de dançar com as árvores

com seus galhos como as mãos da morte


o vento está morno e fraco

as flores não têm cheiro

perdemos o trem

que atravessa a cidade

não vamos a lugar nenhum

o tempo já passou


ficamos aqui de mãos dadas

como duas crianças perdidas

as ruas são longas

e estreitas as esquinas


estamos atrasados, meu amor

o mundo esmaga os nossos sonhos

lentamente, intensamente.


by Adriana Godoy



Nota:


Aquarelas de Rafael Godoy, "filho" da poetisa. Imagens disponíveis no blog da autora.

22 comentários:

  1. Hercília, fiquei emocionadíssima. Até chorei. A sua análise é surpreendente e me deixa de queixo caído, literalmente. Não sei de onde você extrai tantas coisas assim e que fazem tanto sentido. Juro que não sabia que meus poemas eram isso tudo ou tudos(nina). O que posso dizer...sua voz me deixou afônica por alguns momentos e estou perplexa mesmo, de verdade. Vou ler de novo e é lógico que vou colocar no meu blog, se não houver objeção. Não ia perder um massagem no ego dessa, né?
    Obrigada, obrigada e obrigada. Beijo.

    PS: As telas são do meu filho mais velho e não de meu irmão e sempre as "roubo" quando preciso. Ele não goosta muito, mas fazer o quê. A maioria são estudos, ou exercícios do tempo em que ele fazia Belas Artes, na UFMG.

    ResponderExcluir
  2. drica, pode se envaidecer, mulher... é isso aê :D

    beijo.

    ResponderExcluir
  3. Olá Godoy,

    fico muito feliz que tenha apreciado. Mas não é uma análise, é uma apresentação poética.

    Bem... mediante os postulados da análise literária. É sempre o texto o horizonte de partida. Cabe ao leitor buscar compreender as atmosferas poéticas lançadas pelo poeta, propondo entrecruzamentos para desvelar as imagens.

    Mas, como disse, não fiz uma análise rigorosamente sistemática, buscando o desnudamento a partir de uma hermenêutica da significação. E sim a partir do que a sua poesia desperta em mim.

    Como já tive de lhe dizer, sou fã de sua poesia e estou imensamente feliz com a sua entrada em nosso projeto de vozes femininas.

    Quanto ao Rafael, não imaginava jamais que ele seria seu filho, até porque ele demonstra uma arte tão amadurecida nos temas, traços, na harmonia entre as formas e cores que jamais pensaria sê-lo. Só me resta, então, lhe parabenizar pela sensibilidade de mãe e filho.

    Pode postar em seu blog, minha querida, essas palavras são para você.

    Um beijo,
    Hercília.

    ResponderExcluir
  4. Oi Nina,

    feliz que tenha gostado da apresentação.

    Obrigada por vir ao Novidades & Velharias.

    Beijos :)
    H.F.

    ResponderExcluir
  5. Que beleza, Hercília!

    Adriana Godoy,é ao meu ver uma das melhores vozes femininas da Blagosfera.

    Já percorri todo o seu blog, assim que a conheci e fiquei impressionada com a eloquencia da prosa, com oa temas tirados da vida real e colocados de forma fantástica aos nossos olhos.

    Ela merece sempre mais!

    Parabéns, Hercília por evidenciar o que já me era notório.

    E à você minha amiga querida, meu abraço. Só não posso enxugar suas lágrimas, porque também estou chorando.

    Beijos às duas grandes poetisas!

    Mirse

    ResponderExcluir
  6. Que beleza, Hercília!

    Adriana Godoy,é ao meu ver uma das melhores vozes femininas da Blagosfera.

    Já percorri todo o seu blog, assim que a conheci e fiquei impressionada com a eloquencia da prosa, com oa temas tirados da vida real e colocados de forma fantástica aos nossos olhos.

    Ela merece sempre mais!

    Parabéns, Hercília por evidenciar o que já me era notório.

    E à você minha amiga querida, meu abraço. Só não posso enxugar suas lágrimas, porque também estou chorando.

    Beijos às duas grandes poetisas!

    Mirse

    ResponderExcluir
  7. Olá Mirse.

    Me contenta saber que você enquanto leitora atenta da Godoy apreciou estas notas introdutórias.

    Muito obrigada, minha amiga.

    Beijos :)
    H.F.

    ResponderExcluir
  8. Godoy,

    volto para deixar registrado que hoje está sendo um dia de felicidades e boas surpresas.

    Quero fala mais um pouco da arte de seu filho, que julgava ser seu irmão. Sempre lhe achei tão menina nas fotos, tão jovem que não pensava ser mãe: que dirá de um rapaz talentoso como é o Rafael!

    Enquanto estava relendo seus textos, passei por vários ilustrações que me chamaram bastante atenção pela criatividade dos temas, beleza dos traços e harmonia nos tons.

    Esta primeira aquarela, a que dá abertura ao post, escolhi porque nela vislumbrei um pouco de sua literatura de luz e cinzas, de interioridade e ao mesmo tempo de externalização. Além disso, achei lindos os traços do artista.

    Novamente, parabenizo mãe e filho pela fortuna criadora e convido a todos para apreciação do poema Cantiga de Ninar, no Maria Clara, que vem acompanhado de mais uma bela aquarela do Rafael.

    Beijos nos dois,
    H.F.

    ResponderExcluir
  9. Hercília, estou conhecendo aos poucos as obras da Adriana mas vejo pelo texto que voce escreveu que é grande o seu conhecimento acerca da escrita poética da referida autora, aliado aos seu saber literário. Achei o texto muito interessante, bem elaborado, dentro de uma fundamentação tórica bem estruturada. É de emocionar mesmo ! Acho que agora voce vai ter que elaborar um texto deste para cada uma das integrantes do Maria Clara, rs rs . Bj.

    ResponderExcluir
  10. Desculpe Hercília, mas não poderia deixar de dizer que gostei muito da escrita marcante e bonita da Adriana e que parabenizo a autora por sua signficativa estréia no blogger Maria Clara e espero conhecê-la pessoalmente já que ela mora aqui em B.H também. Bj.

    ResponderExcluir
  11. Sim, Úrsula... pretendo brindar, semanalmente, a estréia de todas vocês aqui no novidades &
    velharias.

    Você captou bem a essência do trabalho... (rsrsrrs).

    Um beijo e muito obrigada por sua leitura e palavras levemente descontraídas. Amei!

    H.F.

    ResponderExcluir
  12. Hercília, que boa sua leitura a respeito das telas de meu filho. Como a gente trablha no mesmo pc, "roubo" as imagens dele e depois comunico. Ele não gosta, briga um pouco comigo, mas acaba concordando. Coloco as imagens depois que faço o poema e quando tem uma dele que "bate", pimba, não tem jeito. Quanto a eu ser nova, quem me dera, mas saio muito com essa turma jovem e às vezes incorporo. Mais uma vez, agradeço a sua sensibilidade e carinho por meio de suas palavras.Bj

    ResponderExcluir
  13. Nina, valeu, me-nina!

    Mirse, assim vai explodir meu ego...hahaha

    Úrsula, realmente, a sesnasação é muito boa...pode cobrar da HF..hahhaha

    ResponderExcluir
  14. Adriana,

    li o seu "passa lá" só agora e, de pronto, vim prestigir seu trabalho tão sensível e de grande qualidade.

    Saúde e sucesso, querida!

    Grande abraço e beijo.

    Taninha

    ResponderExcluir
  15. quero participar desse momento junto...a Adriana Godoy está muito bem descrrta pela Hercília , que capta essências.Boa sorte para todas e sucesso ao blog.

    ResponderExcluir
  16. *Adriana,

    obrigada por sua presença no Novidades & Velharias. Me alegra saber que apreciou este post dedicado à lírica da Godoy e, de certa forma, ao nosso projeto de vozes femininas.

    *Taninha,

    em nome deste espaço e do Maria Clara: simplesmente poesia, agradeço-lhe por vir prestigiar a bela poesia da Adriana Godoy.

    Abraços em todos e todas que visitam o Novidades & Velharias,

    H.F.

    ResponderExcluir
  17. Hercília
    Vim agradecer a visita e achei genial este "olhar" mais atento à literatura feita por mulheres. Tem muita gente boa por aqui. Também gosto muito do trabalho da Adriana. Com certeza, o blog será um sucesso. Beijos, meninas.

    ResponderExcluir
  18. Obrigada, Nydia.

    Sempre muito bom receber incentivos de pessoas sensíveis como você.

    Sinta-se muito bem vinda no novidades & velharias.

    Beijos :)
    H.F.

    ResponderExcluir
  19. Hercíçia, devidamente aprovo o que diz da Adriana Godoy, uma mulher do tempo sem tempo, da modernidade, de poetar urbano as dores e indignações que muitos não veem...Admiração tenho pela Poeta Adriana.
    abs

    ResponderExcluir
  20. Cíntia,

    feliz com a sua visita e palavras expressas. A poesia de Adriana Godoy é abundantemente expressiva. Sou fã, como costumam dizer, de carteirinha!

    Um forte abraço,
    H.F.

    ResponderExcluir