terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Do sentir poético em face do “Nós Em Miúdos”



"A imensidão está em nós. Está presa a uma espécie de expansão do ser que a vida refreia, que a prudência detém, mas que volta de novo na solidão".
(Gaston Bachelard).


“miúdas são as letras
que, em nós, se inscrevem
nos impelem a ser_tão”

Hercília Fernandes
in “Nós Em Miúdos” 
(Editora Patuá: 2013).

O “Nós Em Miúdos” chega ao mercado editorial para aquisições. Integrando os lançamentos dos títulos publicados pela Editora Patuá, que concebe que “livros são amuletos”, a obra já se encontra em pré-venda no site da editora.

O livro – e tão sonhado e tão querido e tão esperado -, comporta três anos de minha produção poética, de 2009 a parte de 2011, veiculada no blog “HF diantedo espelho”. O título da obra associa-se à escolha da linguagem que oferece materialidade aos estados e às atmosferas poéticas, cujos escritos se apresentam desenvolvidos, em geral, a partir de três, quatro, cinco versos – raras são as exceções. E, igualmente, ao processo de feitura, já que consistem poemas confeccionados em caráter de “intersubjetividade poética” em que os eus/outros – poetas, escritores, artistas plásticos, músicos, teóricos, intelectuais, especialmente os contemporâneos –, levaram-me a contemplar “a imensidão que habita em nós”.

Composto por cinco capítulos, o livro constitui ou tenciona consistir, segundo meu olhar/sentir poético, uma “carta de amor”, haja vista que, nela, constam “os atributos de carta, / os de amor: / imagem virtual de autora, / igual impressão de leitor” (in Viéses). A obra é constituída ainda pela escrita de prefácio do poeta e crítico “Lau Siqueira”, autor de “Poesia sem pele” (Casa Verde: 2011), e apreciação de posfácio do professor historiador, vice-diretor do CFP/UFCG/Campus de Cajazeiras, “Osmar Filho”. A arte da capa e o projeto gráfico da obra são de autoria de “Leonardo Mathias”, artista de imensa sensibilidade estética. E os editores responsáveis são os amigos poetas “Aline Rocha”, estudante de Letras na USP, e "Eduardo Lacerda", autor de “Outro dia de folia” (Patuá: 2013).

Ainda estou cuidando para definir o local e a data precisa para o lançamento, mas tenho em mente iniciar os eventos de apreciação durante o mês de março, na cidade de Cajazeiras-PB, lugar que abundantemente me acolheu, constituindo um cenário de saberes, práticas e poéticas várias. Posteriormente em Natal, Caicó e demais localidades que nos sejam possíveis.

Entretanto, aos que desejam adquirir o Nós Em Miúdos imediatamente, sugiro-lhes a aquisição por meio do endereço:


E a todos agradeço pelas leituras, mediações, incentivos e contribuições várias no curso desses três anos.

Esse livro é tão e é nosso!

Hercília Fernandes,
04 fev. 2013