segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Evento: I Colóquio de Educação & Mídia


O Novidades & Velharias tem a imensa satisfação de compartilhar as informações do I Colóquio Educação & Mídia, promovido pela profª. Drª. Maria Angélica Seabra Rogrigues Martins em parceria com o grupo de pesquisa e estudos em Linguística, Literatura e Educação (GEPPLE). O evento, conforme descrevem as imagens do folder (clique para ampliá-las), é uma realização da UNESP, campus Bauru-SP, e realizar-se-á no período de 25 a 27 de outubro.

No dia 25 de outubro, após palestra de abertura a ser proferida pelo prof. Dr. Claúdio Bertolli, dar-se-á o lançamento do livro Educação, Mídia e Cognição, obra organizada pela profª. Angélica, editada pela Canal6, que reúne vários pesquisadores nas áreas de letramento, literatura, mídia e educação.

À convite da organizadora, estou compondo um dos capítulos do livro com o artigo intitulado A literatura infantil através dos tempos. O texto desenvolve a trajetória da Literatura Infantil, da gênese aos dias atuais. Explana fundamentos filosófico-educacionais, paradigmas de criação, intencionalidades pedagógicas, funcionalidades sociais, autores e obras ao longo das épocas e contextos sociohistóricos; chegando até a literatura infantil na chamada “era blog”, onde referencio a criação voltada às crianças da poetisa nordestina Lou Vilela, parceira literária na coletânea Maria Clara – uniVersos femininos (LivroPronto: 2010).
A experiência de integrar a obra Educação, Mídia e Cognição consiste dupla realização, considerando que o convite se realizou a partir da leitura feita pela professora das partes que compõem o estudo, então publicadas aqui em o Novidades & Velharias; o que demonstra que a publicação em blogs, a cada dia, alcança maior notoriedade entre os leitores experientes, consistindo portal para outras possibilidades.

Assim, aproveito a postagem para agradecer, formalmente, à professora Angélica por esta excelente oportunidade, desejando a todos e todas que participarão do I Colóquio de Educação & Mídia trocas abundantes de saberes e poéticas várias.


Biografia da pesquisadora

Maria Angélica Seabra Rogrigues Martins possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho (1978), mestrado em Estudos literários e semiótica pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho (1991) e doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho (1996). Atualmente é professor assistente doutor da Faculdade de Artes, Arquitetura e Comunicação - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho´ (RDIDP). Experiência na área de Lingüística, atuando em: Semiótica, Produção de texto, Filosofia da educação e Lingüística textual. Desenvolve trabalho interdisciplinar sobre produção de roteiro para o Curso de Comunicação Social, habilitação em Radialismo da FAAC. Mantém grupo de estudos (Cnpq) em parceria com o Curso de Pedagogia da FC-Unesp, enfocando a atuação das narrativas infantis, dos contos de fadas e das fábulas, no desenvolvimento do raciocínio psico-cognitivo da criança, em uma visão multidisciplinar, envolvendo estudos na área de Letras (Linguística, Análise do discurso, Semiótica, Sociolinguística), e da Educação (Filosofia da Educação, Psicologia e Sociologia da Educação). Autora dos livros: "Aprender a pensar - um desafio para a produção textual" e "Retórica e retoricidade - a persuasão na mídia impressa e audiovisual".


*Texto extraído do Currículo lattes da pesquisadora, para obter maiores informações clique aqui.