sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Eu sou eu e as minhas circunstâncias...



Minha vida é o caminhar

Quefazer infinito

Caminhos de pedras, retas, labirintos...

Dura e pérfida!

Fumaça passa em desalinho...



Há algum tempo escrevi estes versos fazendo referências às atividades “diurnas” e “noturnas” que envolvem meus caminhos na educação e (des)caminhos na poesia...

Após formatura no curso de Pedagogia, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), um longo percurso, em ambas as atividades, vem se intensificando.

Cursei Mestrado em Educação (PPGEd/UFRN/Natal-RN) e, simultaneamente, Pós-Graduação em Educação Infantil (CERES/UFRN/Caicó-RN). Publiquei dois livros de poesia, com o apoio cultural do SESC-RN, além de participar de antologias.

Desde que conclui a minha pesquisa de mestrado, cuja investigação se deteve na ação pedagógica de Cecília Meireles a partir da literatura infantil, sob a orientação do Prof. Dr. Antônio Basilio N. T. de Menezes, venho almejando o doutorado em educação. E, neste segundo semestre de 2009, focalizei minhas energias em torno deste objetivo.

Após três etapas do processo seletivo composto por prova escrita, projeto de pesquisa e entrevista, acabo de tomar conhecimento que fui aprovada na linha Cultura e História da Educação, e terei como orientadora a Profª. Drª. Marta Maria de Araújo, conforme se pode ler no resultado final do concurso.

Estou consciente que a aprovação significa apenas o prenúncio de uma longa caminhada e que, além da minha dedicação aos estudos, há a colaboração direta dos meus familiares, amigos e "mestres" que contribuem abundantemente para que os meus objetivos se tornem realidade; pois, segundo nos diz Ortega Y Gasset, “eu sou eu e as minhas circunstâncias”...




* Fotos: Preparatórios para a formatura no curso de pedagogia (CERES/UFRN).