segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Evento: I Colóquio de Educação & Mídia


O Novidades & Velharias tem a imensa satisfação de compartilhar as informações do I Colóquio Educação & Mídia, promovido pela profª. Drª. Maria Angélica Seabra Rogrigues Martins em parceria com o grupo de pesquisa e estudos em Linguística, Literatura e Educação (GEPPLE). O evento, conforme descrevem as imagens do folder (clique para ampliá-las), é uma realização da UNESP, campus Bauru-SP, e realizar-se-á no período de 25 a 27 de outubro.

No dia 25 de outubro, após palestra de abertura a ser proferida pelo prof. Dr. Claúdio Bertolli, dar-se-á o lançamento do livro Educação, Mídia e Cognição, obra organizada pela profª. Angélica, editada pela Canal6, que reúne vários pesquisadores nas áreas de letramento, literatura, mídia e educação.

À convite da organizadora, estou compondo um dos capítulos do livro com o artigo intitulado A literatura infantil através dos tempos. O texto desenvolve a trajetória da Literatura Infantil, da gênese aos dias atuais. Explana fundamentos filosófico-educacionais, paradigmas de criação, intencionalidades pedagógicas, funcionalidades sociais, autores e obras ao longo das épocas e contextos sociohistóricos; chegando até a literatura infantil na chamada “era blog”, onde referencio a criação voltada às crianças da poetisa nordestina Lou Vilela, parceira literária na coletânea Maria Clara – uniVersos femininos (LivroPronto: 2010).
A experiência de integrar a obra Educação, Mídia e Cognição consiste dupla realização, considerando que o convite se realizou a partir da leitura feita pela professora das partes que compõem o estudo, então publicadas aqui em o Novidades & Velharias; o que demonstra que a publicação em blogs, a cada dia, alcança maior notoriedade entre os leitores experientes, consistindo portal para outras possibilidades.

Assim, aproveito a postagem para agradecer, formalmente, à professora Angélica por esta excelente oportunidade, desejando a todos e todas que participarão do I Colóquio de Educação & Mídia trocas abundantes de saberes e poéticas várias.


Biografia da pesquisadora

Maria Angélica Seabra Rogrigues Martins possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho (1978), mestrado em Estudos literários e semiótica pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho (1991) e doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho (1996). Atualmente é professor assistente doutor da Faculdade de Artes, Arquitetura e Comunicação - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho´ (RDIDP). Experiência na área de Lingüística, atuando em: Semiótica, Produção de texto, Filosofia da educação e Lingüística textual. Desenvolve trabalho interdisciplinar sobre produção de roteiro para o Curso de Comunicação Social, habilitação em Radialismo da FAAC. Mantém grupo de estudos (Cnpq) em parceria com o Curso de Pedagogia da FC-Unesp, enfocando a atuação das narrativas infantis, dos contos de fadas e das fábulas, no desenvolvimento do raciocínio psico-cognitivo da criança, em uma visão multidisciplinar, envolvendo estudos na área de Letras (Linguística, Análise do discurso, Semiótica, Sociolinguística), e da Educação (Filosofia da Educação, Psicologia e Sociologia da Educação). Autora dos livros: "Aprender a pensar - um desafio para a produção textual" e "Retórica e retoricidade - a persuasão na mídia impressa e audiovisual".


*Texto extraído do Currículo lattes da pesquisadora, para obter maiores informações clique aqui.

7 comentários:

  1. Wania disse...
    Hercília!


    Parabéns pela tua participação no livro, este tema abordado por ti é apaixonante. Merecido convite!
    Que o evento seja coroado de sucesso!


    Bj grande
    11 de outubro de 2010 08:04

    ResponderExcluir
  2. Wania, minha querida.

    Obrigada por sua presença e felicitações, integrar esta obra, para mim, é uma dupla alegria.

    Tive que colar sua mensagem colocada no post anterior aqui, pois ele estava apresentando "erros" no título da postagem.

    Mais uma vez obrigada por suas palavras de incentivo.

    Beijos,
    H.F.

    ResponderExcluir
  3. Hercília,

    venho parabenizá-la pelo excelente trabalho "A literatura infantil através dos tempos" - que lhe oportunizou integrar a obra "Educação, Mídia e Cognição".

    Lembro-me deste artigo aqui em seu blog e o quanto me acrescentou em conhecimento para a prática educativa.

    Estou feliz por você e pelo reconhecimento de seu valioso e sério trabalho como Educadora.

    Parabenizo, também, a poeta Lou Vilela com sua arte voltada às crianças.

    Orgulha-me ser brasileira e saber o quanto há de contribuição e possibilidades para uma Educação de qualidade em nosso país. O evento "I Colóquio Educação & Mídia", promovido pela profª. Drª. Maria Angélica Seabra Rogrigues Martins em parceria com o grupo de pesquisa e estudos em Línguística, Literatura e Educação (GEPPLE)" e o lançamento do livro "Educação, Mídia e Cognição" exemplificam isto.

    Grande e afetuoso abraço,
    Taninha

    ResponderExcluir
  4. Taninha,

    uma imensa alegria receber as suas palavras.

    Muito obrigada por suas belas considerações, feliz estou!

    Um forte abraço,
    H.F.

    ResponderExcluir
  5. Prezada Hercília,

    Deixei um registro em meu blog parabenizando-a pelo trabalho, assim como salientando a minha satisfação pela referência.

    Abraços,
    Lou

    ResponderExcluir
  6. Valeu, Lou!
    Participar do livro da profa. Angélica, especialmente por tratar de literatura infantil, tem sido uma grande oportunidade de aprendizagens e felicidades várias; assim como é ler a sua criação voltada às crianças.

    Beijo e obrigada por difundir a obra em seu espaço.
    H.F.

    ResponderExcluir
  7. Ei, HF, que coisa boa, né?!
    Parabéns por mais este trabalho!
    Li lá no blog da Lou.

    Vc é fera mesmo!

    Beijo

    ResponderExcluir