quinta-feira, 9 de abril de 2009

Reflexão de Páscoa: "AMOR, dom real ou pedra de civilizar?"


"Ainda quando eu falasse todas as línguas dos homens e a língua dos próprios anjos, se eu não tiver amor, serei como o bronze que soa e um címbalo que retine.

Ainda quando tivesse o dom de profecia, que penetrasse todos os mistérios, e tivesse perfeita ciência de todas as coisas; ainda quando tivesse toda a fé possível, até o ponto de transportar montanhas, se não tiver amor, nada sou".

(São Paulo, Coríntios, 13:1-2)



Dom Real
(Danny Whitten/ W. Chappion / Versão: Melissa)

O amor é real
quando a gente
se dá por inteiro
num simples toque das mãos
ou palavras
que venham de dentro.

..................Nos faz fortes soldados
..................rumo a conquistar
..................mesmo que a batalha seja dura
..................vencerá só quem procura o amor,
..................o amor...

....................................O amor não traz dor
....................................tudo pode
....................................e tudo supera
....................................é um dom real
....................................não quer ver o mal
....................................nada pode matar
....................................nem distância
....................................nada é barreira.


"O amor e a pedra de civilizar"

Historicamente, os valores cristãos foram sendo incorporados as ideologias liberais burguesas, no Ocidente, para promover a formação de um Novo Homem e Nova Ordem Social pautada nos princípios de um humanismo universal, igualitário e fraternal.

O “amor” fora configurado como “enunciado discursivo” para constituição de uma Nova Civilização. Conforme pesquisas da História Cultural, no processo de revolução e contra-revolução da Revolução Francesa, o “amor” serviu como alicerce ideológico para sedimentar a evangelização do povo e compor os ideais modernos de mulher, criança, família e escola.

A burguesia, quando alcança o poder, alia-se aos valores da ciência moderna e do cristianismo a fim de conter os ânimos das classes populares e instaurar a conformação nos sujeitos sociais. Então, inicia-se um processo de disseminação - através de campanhas de evangelização, das novas idéias educacionais, práticas pedagógicas e dos livros escolares -, de imagens divinizadas das mulheres e das crianças com vistas a modificar, simbólica e objetivamente, o cotidiano e a vida privada.

Um exemplo de tal realidade é a obra educacional de Pestalozzi (1746-1827). Na obra pestalozziana “Como Gertrudes ensina a seus filhos” - livro que servira como manual na formação de educadores no final do séc. XIX e início do séc. XX -, o educador suíço atesta que:


Verdade, um homem pode por um tempo de sua existência viver sem fé, amor, razão, atividade, mas sua capacidade para a fé, amor e atividade nunca irão morrer sem ele. Quando alguém faz o apelo certo para o que de bom há no coração humano, certamente verá este coração se abrir (PESTALOZZI, apud ARCE, 2002, p. 142).


*Para saber mais sobre o assunto, ver:

ARCE, Alessandra. A pedagogia na “Era das Revoluções”: uma análise do pensamento de Pestalozzi e Froebel. Campinas, SP: Autores Associados, 2002.

HOBSBAWM, E. A Era das Revoluções – 1789-1848. 10. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.


5 comentários:

  1. Beleza de Reflexão, e lindo o vídeo!
    Pestalozzi, certíssimo! E a postagem como um todo é o que há de bom.
    Também exercito o amor como filosofia de vida. Porque o "AMOR" exercitado, transcende, e contagia.

    Lindo e parabéns, Hercília

    Beijos, amiga!

    Mirse

    ResponderExcluir
  2. Oi amiga!

    Excelente reflexão mesmo...

    Eu penso o seguinte; o amor é inerente ao ser humano desde que ele foi criado. Assim como o medo, a ira, a inveja e por aí vai...

    O Homem, também dotado de inteligência vê no outro, o amor, como uma fragilidade e se aproveita...

    Jesus diz com todas as letras o que é o Amor. Inclusive restaurou o respeito para com as mulheres, igualando os seres humanos.

    Como você bem relata "Conforme pesquisas da História Cultural, no processo de revolução e contra-revolução da Revolução Francesa, o “amor” serviu como alicerce ideológico para sedimentar a evangelização do povo e compor os ideais modernos de mulher, criança, família e escola[...]"

    Então a gente percebe que, de fato - com má fé - pensando em dominar a massa, usaram esse tão perfeito dom que sempre existiu no ser humano. Esteja ele em qualquer núcleo/tribo cultural no espaço e no tempo. Em todas as eras.

    A Educação usou de má fé também, é claro. Manipulando...

    Bem, estou falando o que penso sobre o assunto, risos. Não estou me baseando em bibliografia alguma, com exceção da Bíblia.

    Amiga, assim como o amor sempre existiu no homem - mesmo o das cavernas e o bárbaros -, o desamor também...!! Eis a raiz de todos os males: "desamor", irmão da inveja, ciúme, ira... Como citei no início do comment. Tudo inerente ao Ser Humano. Que, como ninguém, sabe manipular sentimentos.

    Beijos, querida!!

    FELIZ PÁSCOA!

    Taninha

    ResponderExcluir
  3. Sim, mas grandes poetas falaram sobre sentimentos conflituosos. Na verdade os melhores, e poetizas também.
    As religiões pregam o amor, é verdade, mas em toda a parte estão em guerra pela titularidade deste amor.
    Católicos x protestantes, cristãos x mulçumanos, judeus x mulçumanos, hindus x cristão e mulçumanos, budistas x cristãos, cristãos x candomblé, cultos de ascendência africana formam dizimados.
    Podemos falar ainda das culturas politeístas massacradas pelas monoteístas. Religiões de raiz matriarcal (cultos a deusa mãe dos celtas, assim como de outras origens), foram dizimadas e suas sacerdotizas queimadas vivas, como feiticeiras.
    Talvez, para o bem da poesia, da religião, e da humanidade, seja mais sensato aceitar que o bem, o mal, o amor, o ódio, e outros sentimentos conflituosos, são todos naturais do homem. E que a vigilância,o cuidado com o outro, a aceitação das diferenças seja a chave da felicidade. Mas que mesmo a felicidade não é sempre desejável. Porque os nossos conflitos nos tornam o que somos. Beijos, Domingos.

    ResponderExcluir
  4. PS.: Saiu uma palavra "cristão" e não "cristãos"como deveria, e uma palavra "formam", quando deveria ser "foram", alguns períodos ficaram meio tortinhos,desculpe, estou dividindo a atenção com o meu filhinho que quer brincar. Beijos. Domingos.

    ResponderExcluir
  5. Olá Domingos.

    Seja muito bem vindo ao Novidades & Velharias. Sinta-se em casa.

    Sim... difentes culturas e instituições humanas pregam o amor, e em nome desse amor levantam bandeiras...

    O "amor" é um sentimento que se constrói, pois a própria humanidade se constrói gradativamente. Resta-nos saber se essa construção se assenta em terreno ideológico, ou não, como se dera no Ocidente...

    Muito boa a sua participação. Sou-lhe grata pela fartura de suas considerações.

    Forte abraço e um excelente domingo de Páscoa para você e os seus.

    H.F.

    ResponderExcluir