
O Novidades & Velharias, reintroduzindo o quadro de entrevistas intitulado “café literário[1]”, contará com a presença do poeta mineiro Romério Rômulo para debater questões relacionadas aos seus horizontes de criação, preferências e concepções literárias e alguns elementos perceptíveis em seu novo livro de poesia, intitulado Per Augusto e Machina.
Romério Rômulo é natural de Felixlândia-MG e reside na histórica cidade de Ouro Preto-MG, onde atua como professor de Economia Política na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).
Sua trajetória literária envolve várias publicações em livro, destacando-se: Só pedras no caminho pedras pedras só pedras nada mais (Lemi, BH, 1979); Anjo Tardio (Edição do Autor, Ouro Preto, 1983); Bené para Flauta e Murilo (Edições Dubolso, Sabará, 1990) e Tempo Quando (Dubolso, 1996). E, atualmente, o poeta dedica-se ao lançamento do livro Per Augusto e Machina, que será publicado, ainda neste semestre de 2009, pela editora Altana.
Na Web, o poeta difunde a sua poesia no blog Romério Rômulo, onde se pode beber um pouco do seu manancial criador. No espaço, destacam-se poemas de apurada excelência artística que acenam para percepções e reflexões profundas sobre a vida e a atividade do poeta. Essas qualidades são observáveis em o texto Para Renata, onde o eu-poético chama a atenção para a sua condição de “cantador de mistérios”. Leia-se o poema:
eu faço poesia
porque a vida não basta
e preciso dividir mistérios.
incertos, os marimbondos vazios
me arrastam pela tarde.
o mel da manhã, fel em mim,
entope minhas veias.
quando os solavancos da palavra
vão redimir meu corpo?
quanto de mim é fogo
e terra?
sobram o hiato das pontes, os rios
degenerados. minha manhã dura
só faz o recomeço das coisas.
(Romério Rômulo, in: Romério Rômulo).
Em Para Renata, conforme se pode ler, o poeta realiza explicitações e questionamentos sobre os mistérios da criação e da própria existência humana. E, no “café literário virtual”, Romério Rômulo será instigado a desnudar algumas das afirmações e reflexões indagadoras implícitas em sua poesia.
Mas, aguardemos o debate...
Nota:
[1] As questões da entrevista já foram devidamente enviadas ao poeta e professor Romério Rômulo que, abertamente, se dispôs a participar do quadro.
Hercília, aguardarei ansiosa este "café literário", pois o que já li do poeta Romério Rômulo, me fez crer em sua grande alma poética.
ResponderExcluirSó enriquecerá a todos nós, seus leitores.
Beijos, amiga
Mirze
Ótima notícia, Hercília, e ótimo blog, o seu. Um beijo
ResponderExcluirBela apresentação para um grande POETA e o que há de vir.
ResponderExcluirÉ disso que necessitamos na NET, de pessoas como vc, H.F., que se propõe estudar, refletir, debater assuntos interessantes e pertinentes a todos que apreciam literatura, sobretudo poesia.
O poema "Para Renata" de Romério é belíssimo, digno de apreciação e análises. Aguardarei esse encontro virtual para solver perguntas como essas:
"quando os solavancos da palavra
vão redimir meu corpo?
quanto de mim é fogo
e terra?"
Lindíssimo! Isso é poesia, isso é o que há de bom e belo na Blogosfera.
Parabéns Hercília, parabéns Romério. Aguardo o café, tenho certeza que virá bem quente!
Maria Clara.
Hercília,
ResponderExcluirVocê nos brinda com mais uma excelente escolha. Parabéns!
A apresentação tão bem estruturada gerou ansiedade. :)
Beijos,
Lou
obs.: tem mais um “mimo” para você no Nudez Poética.
H.F.
ResponderExcluirQual a previsão para o Café com o Romério? Já estou na espera (rsrsrs).
Beijos nos Dois!!!
Maria Clara.
Mirse,
ResponderExcluirAdelaide,
Maria Clara,
Lou
e todos os que visitam o Novidades & Velharias.
Agradeço as vindas, leituras e generosas palavras.
O poeta Rômulo Romério, em contato de e-mail, me comunicou que estará enviando o material a qualquer momento. Creio que ainda nesta semana.
Muito obrigada pelo interesse de vocês.
Abraços,
H.F.