segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

INFORMATIVO: próxima matéria do Novidades & Velharias

LÍNGUAS QUE ROÇAM A LÍNGUA:
o fazer metalingüístico das vozes femininas na Blogosfera


RESUMO:

O artigo, conforme sugere o título, almeja apresentar - e refletir - alguns dizeres metalingüísticos nas obras das poetisas Graça Pires, Lou Vilela, Mariana Botelho, Mônica Amorim, Padmaya e Pavitra; cujas escritas propõem um diálogo dinâmico e participativo com o leitor acerca da língua, do emissor e dos estados emotivos experimentados pelo eu-lírico durante o fenômeno criador.




Nota
:

Texto em fase de conclusão, brevemente ao alcance dos leitores (por Hercília Fernandes).


19 comentários:

  1. hercília:
    espaço importante,esse aqui.já acompanho o trabalho da mariana,da
    padmaya e da pavitra.buscarei conhecer as outras.
    um abraço.
    romério

    ResponderExcluir
  2. Olá Romério.

    Novamente, sinta-se muito bem vindo, poeta, no Novidades & Velharias.

    Eu adoro o quadro de Vozes Femininas e, há muito, venho planejando a sua continuidade. A partir da matéria "Línguas que roçam a língua", o quadro será temático.

    Neste, o tema será fazer metalingüístico no universo poético feminino. Noutros, também serão contemplados aspectos pertinentes à compreensão da linguagem e os dizeres [poéticos] femininos.

    Todas as poetisas, conforme se pode constatar, produzem excelentes textos e seus espaços constituem-se celeiros de literariedade e múltiplas experiências com a língua.

    Mais uma vez agradeço-lhe os incentivos e as gentis palavras.

    Forte abraço,
    H.F.

    ResponderExcluir
  3. Olá amiga!

    Que maravilha!

    O quadro de Vozes Femininas é lindo e importante veículo de divulgação.

    Não conheço,ainda, os trabalhos das poetisas escolhidas. Estarei atenta e, tenho certeza, que vou apreciar muito a matéria.

    Sucesso a todas!!

    Grande beijo e abraço.
    Taninha

    PS: "Língua" de Caetano Veloso seria um bom tema musical.

    ResponderExcluir
  4. Olá Taninha.

    Fico muito feliz com a sua presença e estímulos. Isso é muito importante para incentivação do quadro.

    Sim... como a temática do Vozes femininas, desta vez, é metalinguagem; a "língua" do Caetano roça por aqui... tanto na inspiração do título como nas contextualizações, conforme se verá.

    Beijos, querida, e muito obrigada pelas palavras calorosas.

    H.F.

    ResponderExcluir
  5. Cara Hercília,


    Muito obrigado pela visita e por você ter gostado da minha entrevista com o poeta/filósofo Antonio Cicero. Como sou médico e poeta, e acima e além de tudo, amigo do Cicero, procurei trilhar por caminhos que interessam a nós, poetas em desenvolvimento artístico, sem perder tempo com banalidades ou curiosidades sem nexo.
    Gostei muito de seu blog e de saber que você também escreve. Virei outras vezes aqui e colocarei o seu blog em conexão com o meu. Um dia vou a Natal e conversaremos sobre Poética e Artes!

    Beijo imenso!
    Adriano Nunes.

    ResponderExcluir
  6. Aguardarei ansiosa. Conheço quase todas e cada uma, em particular, já
    propõe o que será estas vozes em uníssono!

    ResponderExcluir
  7. *Adriano,

    eu apreciei bastante o seu trabalho na entrevista com Antonio Cícero, grande poeta e intelectual brasileiro. Irei divulgá-la, seja inserindo o link na lateral do blog, seja através de e-mails aos amigos.
    Será um prazer compartilhar experiências, inclusive conhecer a "sua" poética.
    Muito obrigada pela visita, comentário e demais coisas.

    **Mirze,

    obrigada por sua presença e palavras motivadoras. Espero que o artigo, quando publicado, esteja compatível à proposta temática; e, especialmente, às vozes femininas em destaque.

    Forte abraço, amigos.

    H.F.

    ResponderExcluir
  8. Olha, que tanta novidade boa!...

    Aguardo a matéria HF. Enquanto isso... irei visitar as vozes femininas destacadas. Ainda não tive o prazer de conhecê-las. Perdi muita coisa nesse longo tempo sem Internet!

    Beijos,

    Maria Clara.

    ResponderExcluir
  9. Ah, Hercília...

    adorei a nova cara do blog. Ano Novo, blog novo ou "Velho com Novos Adereços"...

    Feliz 2009 para você e a todos os seus leitores. Não vim antes lhe desejar porque estive viajando - e sem Net!

    Forte abraço,
    Maria Clara.

    ResponderExcluir
  10. Que lindo painel de fotos, HF!

    Aguardo, como disse a Mirze, ansiosa a publicação do artigo.

    Estou visitando as páginas das poetisas para ir conhecendo os seus trabalhos antes da matéria.

    Beijos em todas,

    Maria Clara.

    ResponderExcluir
  11. Olá Maria Clara.

    Fico feliz que esteja visitando as Vozes Femininas acima citadas.

    O artigo estará até o término da semana devidamente postado. Venha conferir.

    Obrigada pelos comentários e pelas felicitações. Também lhe desejo um 2009 repleto de realizações.

    Abraços,

    H.F.

    ResponderExcluir
  12. Maravilha!!!Já estou aguardando!!!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  13. Pode aguardar, Leonor. O ensaio já está saindo do forno!...

    Obrigada, querida, por seus incentivos e carinho expresso.

    Forte abraço,

    H.F.

    ResponderExcluir

  14. Hercília,

    desde já agradeço pela escolha do meu trabalho. Sei que vou aprender mais sobre ele, a partir de sua análise, do que do próprio ato de escrevê-lo.

    Estou um pouco sumida, mas estou atenta por aqui.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  15. Pavitra (Adriana Coelho),

    eu quem agradeço a oportunidade de apreciar as suas belas escritas.

    Estou organizando as últimas informações para poder concluir a matéria e postá-la.

    Beijos e obrigada por sua vinda.

    H.F.

    ResponderExcluir
  16. Hercília, é uma honra pra mim estar entre essas vozes no seu trabalho.

    obrigada, querida

    ResponderExcluir
  17. Mariana,

    a construção do artigo tem sido um prazer indescrítivel. Eu quem devo lhe agradecer pela [boa] oportunidade de leitura e aprendizado.

    Forte abraço,

    H.F.

    ResponderExcluir
  18. Minha cara pode estar certa de que será um prazer me ver através de seu olhar. Reconhecendo-me, ou não, uma experiência impar e enriquecedora. Obrigada pela escolha, Hercília!

    Um abraço,
    Lou

    ResponderExcluir
  19. Lou, minha querida.

    Como disse a Pavitra (Adriana) e a Mariana, eu quem agradeço-lhes por esse exercício de linguagem e compreensão poética.

    Beijos,

    H.F.

    ResponderExcluir