O conjunto da vida e obra de Cecília Meireles (1901-1964) fora marcado pela presença de um rosto multifacetado: a poetisa e a pedagoga.
Na poesia e na prosa, Cecília impregnou as palavras com uma sensibilidade que lhe era própria; sendo, reconhecidamente, uma das maiores vozes lírica da língua portuguesa na contemporaneidade. Na educação, a pedagoga dedicou-se à práxis docente em escolas e universidades e à militância política na imprensa carioca.
Na Literatura Infantil, Cecília escrevera às crianças, pesquisara e instruíra os pais e educadores brasileiros; lançando-se, no gênero, na mesma época em que se dedica ao magistério primário com a obra em prosa-poética Criança meu amor (1924).
Cecília Meireles, ao longo da vida, escreveu para crianças, sendo responsável - conjuntamente com Vinícius de Morais – pela introdução do “paradigma estético” na Literatura Infantil brasileira com a publicação de Ou isto ou aquilo (1964). Ao longo dos anos, a difusão e circulação de sua obra no universo institucional vêm se intensificando, sendo amplamente utilizada pelos interlocutores educacionais em suas práticas cotidianas.
A sua produção literária infantil apresenta-se composta pela riqueza do imaginário criador da poetisa, expressando os estados emotivos e conceituais do eu-lírico, durante o instante criativo, e o seu universo temático: sonhos, devaneios, memórias da infância; evasão, desejo de liberdade e plenitude... compõem a voz lírica da poetisa modernista.
Porém, seus primeiros livros infantis, dentre os quais se inclui a obra Criança meu amor, expressam também a visão educacional da pedagoga, e estabelecem íntimas relações com os idealismos pedagógicos penetrados, desde o entre-séculos, no Brasil; e os ideais de uma elite intelectual de formar uma Nova Consciência Nacional a partir da transformação da criança na categoria “educando”, efetivada por meio dos cuidados e orientações da mulher-mãe-educadora.
Entretanto, devido os graus de “intencionalidades pedagógicas” e “funcionalidades sociais” imbuídos em suas escritas, a produção literária de Cecília Meireles para crianças compõem fases distintas de criação e dialogam com as tendências, os valores, as referências e as ideologias das primeiras décadas do século XX; integrando tanto o campo literário como o pedagógico, podendo ser definida, então, como “Lírica Pedagógica”.
Movida por essas inquietações, problemáticas e deduções, a pesquisa intitulada: “Cecília Meireles e a Lírica Pedagógica em ‘Criança meu amor’ (1924)”, no Mestrado em Educação, na linha de pesquisa Cultura e História da Educação (PPGEd/UFRN), se propõe a responder as questões:
- Quais “intenções pedagógicas” Cecília Meireles apresenta em suas produções infantis iniciais, sobretudo em Criança meu amor (1924)?
- Quais relações suas escritas tecem junto a um panorama político-ideológico, econômico e sócio-educacional brasileiro de transformações estruturais, consolidação de valores e reconstrução nacional?
- Quais finalidades educativas a autora almejava concretizar por meio de “intervenções pedagógicas” dirigidas às crianças através dos livros infantis?
A Dissertação busca responder a essas questões a partir de uma análise de conteúdos, tendo como categorias específicas: criança – maternidade – escolarização. Por meio da investigação das categorias analíticas e da exploração de palavras-chave sinônimas e bipolares identificáveis nas escritas de Cecília Meireles; a pesquisa almeja compreender como Cecília articula, em sua “Ação Pedagógica Não-Formal na Literatura Infantil”, os saberes da ciência, da literatura e os valores cristãos, a fim de expandir o seu ideário sócio-educacional centrado na criança e guiado pela mão da mulher-mãe-professora.
Pelas razões expressas, a autora do estudo – Hercília Maria Fernandes - e o Professor-Orientador - Prof. Dr. Antônio Basílio Novaes Thomaz de Menezes - convidam a todos os interessados na vasta obra da poetisa e educadora Cecília Meireles a participarem da solenidade de Defesa.
A Defesa do trabalho dissertativo dar-se-á nesta sexta-feira (17/10/08), às 15h00, na sala de Multimeios do NEPSA (UFRN/Natal-RN), cuja Banca Avaliadora será composta pelas professoras-examinadoras:
Profª Drª Margarida de Souza Neves (PUC – Rio)
Profª Drª Marta Maria de Araújo (UFRN)
Profª Drª Marlúcia Menezes de Paiva (UFRN).
Conforme Programação no Convite:
(Clique para ampliar a imagem)
Puxa, que ótimo convite.
ResponderExcluirUma pena que distância não me permite.
Boa defesa!
Olá Bea,
ResponderExcluirobrigada pela leitura e incentivos.
Beijos,
Hercília.
Hercilia, com certeza foi um trabalho maravilhoso...
ResponderExcluirCecília Meireles é simplesmente maravilhosa, amo suas palavras, tanto em verso, quanto em prosa e espero, sinceramente, um dia, num futuro não muito distante, realizar um estudo sobre ela também...
Parabéns pelo trabalho realizado e espero que realize muitos outros semelhantes a esse...
Tenha um ótimo domingo!
Bjs!
Dany Z.
Hercília já passou a defesa de sua tese - deve ter sido um momento único! - mas, desejo toda boa ventura do mundo para vc e seus estudos.
ResponderExcluirSeja sempre muito abençoada em tudo aquilo que realiza.
Sucesso sempre!
Maria Clara.
Olá Dany e Maria Clara,
ResponderExcluira defesa realmente foi um momento único. Breve estarei postando um RELATO sobre mais essa experiência acadêmica.
Abraços e obrigada pelas visitas amigas.
Abraços,
Hercília.
TE DESEJO TODA FELICIDADE, E POUCO AZAR, SORTE VOCÊ NÃO PRECISA, POR SER SUFICIENTEMENTE TALENTOSA. PARABÉNS E FIQUE COM DEUS.
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