sábado, 23 de agosto de 2008

Sandra Almeida: "alma de poeta"


Há pessoas que caminham em nossos caminhos e nos oferecem suas casas e essências: armários, miudezas, quartos, reflexos d’alma... Assim é o poeta na “novidade de sua linguagem”, diz Bachelard. Assim é o analista na “isenção de sua síntese crítica”, adverte Massaud Moisés.

Sandra Almeida, poetisa e educadora paranaense e editora de poesia no Jornal O Rebate , é dessas pessoas que possui “alma de poeta”. Não por escrever versos e canções; não por oferecer uma página em sua coluna a poetas e poetisas que, como eu, buscam uma maior amplitude de difusão.

Sandra Almeida, além de fazer tudo isso – diga-se com beleza e seriedade! - faz com a isenção de ânimo que deve permear as ações do artista, analista, crítico e/ou jornalista.

Pode-se observar tal qualidade em sua poética quando o eu-subjetivo atesta que a sua lira não pretende ser igual a da musa etérea, fluída e diáfana da poesia modernista: Cecília Meireles; muito embora abra “caminhos em descaminhos”, pura expressão de devaneio, inventividade, liberdade:


Não Sou Cecília


Não sou Cecília,
mas caminho,
absorta na multidão,

Solitária.
Desenho meus descaminhos,
e busco,
felicidade!

Escrevo pra provocar.
Qualquer
acontecimento.

De repente,
surreal.

Que me surpreenda
e que ninguém,
se arrependa!

(Sandra Almeida In: http://www.almadepoeta.com/sandra_almeida.htm)


Ou quando, em versos curtos e profundos, reflete a precariedade dos fatos da existência e/ou a efemeridade do eu-emotivo que, diante do espelho, contempla a fugacidade do ser em pranto silencioso e sereno:


Reflexos


No espelho
Reflete
uma imagem
...pálida.

Descanso
Revejo
E
calo-me.

Envolvo
a alma
dolorida
e
choro.

(Sandra Almeida In: http://www.almadepoeta.com/sandra_almeida.htm)


Há isenção de ânimo, liberdade em sua criação. Sua poesia não pretende ser: ela é! Exatamente, por isso, caminha, perdura, materializa-se em linguagem, sensibilizando as emoções e o imaginário humano.

Essa liberdade é comum aos artistas que conseguem se postar também aos olhos do leitor. Aos que não pretendem transmitir posicionamentos estáticos sobre a vida, mas “sugerir caminhos de beleza”.

Tendo como princípio a liberdade de expressão, seja do autor ou leitor, Sandra Almeida também demonstra inteira isenção de ânimo em suas ações na coluna de poesia no jornal O Rebate.

No jornal, a colunista apresenta autores e textos sem conferir julgamentos de valor ao escritor ou à obra. Muito embora, com critérios claros e concisos, Sandra apresente-os com beleza poética; atribuindo, aos seus leitores, a liberdade semântica na interpretação das escritas. Para analisar tal realidade, basta o leitor realizar uma visita a sua página em O Rebate e verificar o tratamento que a poetisa oferece aos artistas.

Por essas e outras coisas, Sandra Almeida possui “alma de poeta”.

Reflexos Mudos

Escrevo como quem escreve
uma carta de amor nostálgico.
Distraindo meu “eu”... trágico,
visualizando nosso amor breve.

Minhas mãos deslizam frágeis,
entre um verso e outro, zombando,
das incertezas, sempre reverenciando.
diálogos de cenas ardentes e afáveis.

Na busca de uma das lágrimas,
que esquecida molhou minha alma.
Vagueio entre as palavras com calma,
na busca incessante de algumas rimas.

Uma luz ofusca o brilho das vitrines
que repassam minha vida numa tela.
E as palavras e rimas vêm e te defines,
num poema que chora e nos atrela.

(Sandra Almeida In: http://www.almadepoeta.com/sandra_almeida.htm)



Breve Biografia: Sandra A. Almeida, paranaense de Jandaia do Sul, tem 03 filhas e 02 netos. Foi ativista de movimentos sociais e estudantis nas décadas de 70 e 80. É Geógrafa, atuando no ensino público e privado há 27 anos. Autora de alguns projetos educacionais relacionados às questões ambientais e culturais dos povos indígenas da Região Norte. Costuma dizer: "Não sou profissional, na poesia me encontrei e sou feliz!" (Sandra Almeida).

Bibliografia: Antologias em 2007: 43 Anos Casa do Poeta Rio-Grandense. Antologia de 39 Poetas Brasileiros Contemporâneos. Antologia Internacional Del Secchio. Agenda Cultural 2008. Celeiro dos Escritores. Várias publicações no Jornal Alto Madeira e Rondônia ao Vivo (Porto Velho-RO). Colunista do Jornal on-line O Rebate (Macaé-RJ). Membro do SPJ (Sociedade dos Poetas Jandaienses).

Alguns Sites:

O Arebate:
<http://orebate-sandradealmeida.blogspot.com/>
Site Poetas Del Mundo: <http://www.poetasdelmundo.com/verInfo_america.asp?ID=3296>
Site de Salvador (BA)
<www.paralerepensar.com.br/sandrah.htm>
Sites Rio de Janeiro(RJ)
<http://www.cronicascariocas.com/poesias.html>
<http://www.cronicascariocas.com/poesias_sandrah.html>
<http://www.almadepoeta.com/sandraalmeida.htm
<http://www.almadepoeta.com/>
Site Recanto das Letras:
<http://recantodasletras.uol.com.br/autores/sandrah>
Site Usina das letras:
<http://www.usinadaspalavras.com/verautor.php?id_autor=2654>
Revista Sinceridade:
<http://groups.google.com/group/revista-eletronica-sinceridade/web/poetravessia?hl=pt-BR>


12 comentários:

  1. Hercilia Poeta!Estou "muda" com seu carinho!Fizestes uma descrição de meu trabalho de uma forma analítica,porém carinhosa.Realmente busco dar o melhor de mim em minha coluna.Creio que o poeta deve ser respeitado,ao menos quando publicado,já que em nosso País somos pouco valorizados.E sobre meu "poetar" você está crreta,escrevo por uma necessidade vital.Costumo dizer:Ou escrevo ou morro,pois minha alma chora,cobrando versos.
    Beijopoeta*

    ResponderExcluir
  2. Lindo! Junto minha voz à sua e reconheço em Sandra aquela poetisa que confere no lirismo as verdades da alma. Sua homenagem à ela é de grande valor, pois faz com que seus leitores abram mais o leque e apreciem uma pessoa que se doa em prol da literatura.
    Maravilhoso!

    Abraços

    Mirze

    ResponderExcluir
  3. Olá, amiga!

    Merecidíssima homenagem a Sandra Almeida.

    Parabéns as duas pelo trabalho exposto no Jornal O Rebate.

    Beijos!

    Taninha

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Hercília, linda homenagem, muito bem descrita,Sandra realmente muito competente profissional sem dúvida, mas é também uma dessas poucas pessoas que acabam por cruzar nosso caminho, e sem ganhar nada em troca nos ajuda, nos impulsionando para frente em nossa jornada. Chegou de mansinho em minha caminhada e hoje tenho muito a agradecer, me ensinou e me ensina muito...
    Obrigada amiga, muito obrigada!!!

    ResponderExcluir
  5. É sempre bom ter pessoas assim ao nosso redor! Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. É Sandra... "navegar é preciso", já dizia o poeta.

    O artista cria por uma necessidade extrasensorial, materializa novos firmamentos e portos. Mesmo que utilizando velhos signos e imagens, o poeta, na novidade de sua linguagem, abre sempre um porvir da linguagem.

    Obrigada por sua visita e pelo carinho expresso em suas publicações n'O Rebate.

    Agradeço também a todos que visitam regularmente O Novidades & Velharias.

    Beijos amigos!

    H.F.

    ResponderExcluir
  7. Olá Hercília Fernandes e Sandra Almeida.

    Adorei a postagem, ambas estão de parabéns!

    A poesia de Sandra Almeida é leve e, ao mesmo tempo, introspectiva. E a HF soube conferir um bom tratamento à poética da artista.

    Abraços nas duas, visitarei o jornal O Rebate e os sites de Sandra Almeida.

    Maria Clara.

    ResponderExcluir
  8. Ah... dentro da lógica que vc, HF, relaciona poética e ética, a isenção de ânimo é condição perfeitamente necessária, seja para criar ou analisar.

    Abraços,

    Maria Clara!

    ResponderExcluir
  9. Hercilia, vc sempre revelando e nos fazendo conhecer grandes talentos.

    Fiquei encantada com o que li da Sandra.

    Obrigadíssima por esse belo trabalho que vem desenvolvendo,vindo de alguém como vc é muita satisfação, eternamente lisonjeada.

    B.E.I.J.O.S

    ResponderExcluir
  10. H.F., é uma das poetisas mais inspiradas da Web.

    Faz um tempo que visito o blog HF diante do espelho e é realmente um lugar de imagística e ludicidade. Além de reencontro com o "eu" subjetivo qdo diante do espelho.

    A voz poética de H.F é doce, musical, lírica... porém, suas contextualizações são ricas e profundas, enigmáticas.

    Excelente matéria da Sandra Almeida. Nada mais do justo, Hercília, diante da preciosidade de seu talento. Parabéns a Sandra por perceber a riqueza artística da H.F. Em sua matéria estão alguns dos poemas que mais aprecio. Pérolas (madeixas) da poetisa lançadas ao vento.

    Parabéns H.F. por saber ser grata aos que dedicam-lhe "expressões de afeto" (ela chama assim os comentários dos leitores) e difusão de sua poética, isso é nobre.

    Por fim, parabéns a Sandra por seus poemas. Não conhecia sua voz poética e apreciei demais. Visitarei as páginas indicadas.

    Abraços poetisas!

    João Paulo.

    ResponderExcluir
  11. Hercília, que presente vc nos dá. Descobrindo e apresentando talentos. O trabalho delas é lindo, assim como o seu. Vou te adicionar na minha lista tá?! BEijo grande

    ResponderExcluir
  12. Obrigada AMIGOS,

    por visitarem, divulgarem e comentarem os artigos de Novidades & Velharias.

    Sejam sempre bem vindos.

    Abraço caloroso.

    Hercília.

    ResponderExcluir